Base de Dados NewsBank / Readex - Trial disponível

25/05/2015 14:32
A empresa NewsBank / Readex oferece bases de dados de jornais atuais e históricos para diversas universidades e bibliotecas no mundo.
 
O material pode ser suporte para os cursos de História, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Jornalismo, Economia, Centro de Estudos Africanos e alguns outros.

Estamos com um trial disponibilizado para a UFRJ conforme informações abaixo. Você poderá fazer uma avaliação até o dia 07/07/2015 clicando aqui.

 

Link de acesso:   https://infoweb.newsbank.com

Instituição   : UFRJ

Início do Trial:   13 de maio de 2015

Fim do trial:  26 de junho de 2015

Autenticação:    Faixa de IP

 

Access World News (base interdisciplinar)

A base de dados de artigos de notícias mais completa do mundo

Access World News é a mais completa base de notícias, e contém uma extensiva cobertura a vários níveis – local, estadual, regional, nacional e internacional. Com mais de 8.000 publicações, esse recurso totalmente pesquisável apresenta a maior parte dos principais jornais americanos em circulação, além de vários títulos internacionais locais, que são atualizados diariamente. A coleção é de fácil navegação, com mapa intuitivo, pesquisa por país, publicação, palavra chave, e data. Alguns dos jornais apresentam arquivo de até 25 anos, o que é valioso para pesquisa de uma específica época, ou para analisar notícias com o mesmo tema durante diversos anos.

Algumas publicações incluídas na base são o Jornal o Globo, Jornal A Tarde (arquivo desde 1997), USA Today (EUA- arquivo desde 1987), Financial Times (Inglaterra- desde 1982), La Nacion (Argentina – arquivo desde 2006), La Vanguardia (Espanha- arquivo desde 1999), The Guardian (Inglaterra – arquivo desde 1998), El Universal (México), Los Angeles Sentinal (USA- desde 2006) e muitos outros.

Titulos Disponíveis - https://stats.newsbank.com/source/servlet/index.html?operation=Access%20World%20News

 

Access Latin America (base interdisciplinar)

Access Latin América fornece o texto completo de milhões de artigos de notícias atuais e arquivados que os pesquisadores podem usar para localizar fontes, comparar perspectivas e acompanhar assuntos de forma histórica e geográfica. Apresentando mais de 75 fontes, este rico recurso cobre mais de 25 países através de mídias de notícias bem conhecidas, incluindo O Globo e A Tarde (Brasil), El Universal, Reforma, El Financiero e El Norte (México), El Mercurio (Chile), El Comercio (Perú), El Tiempo (Colombia), La Nación (Argentina), El Nuevo Día (Puerto Rico), El País (Uruguay) e muitos outros. Artigos completos contêm cobertura detalhada sobre cultura, esportes, negócios, arte, política, governo, finanças, saúde, ciência, educaçãoe muito mais. Atualizações diárias mantêm os usuários informados sobre os mais recentes desenvolvimentos de personagens políticos, negócios locais, futebol, relaçõescomerciais e muito mais. Artigos em retrospectiva, muitos com data de meados da década de 1990, formam um recurso indispensável em centros de estudo da América Latina.

 

Jornais Africanos (1800-1922 – Base de suporte pra cursos de história, antropologia, história, linguística, jornalismo e muitas outras)

 

Acesso online a mais de 40 jornais africanos publicados entre 1800 e 1922. Os jornais são totalmente digitalizados da versão original histórica, e podem ser pesquisados por data, publicação, país e palavra chave na base de dados. Com reportagens, editoriais, atualizações legislativas, cartas,  e anúncios, a coleção narra a evolução de vários países ao sul do Saara durante uma época de mudanças drásticas no continente Africano. Abrangendo assuntos como o tráfico de escravos, a vida sob domínio colonial, os resultados da Conferência de Berlim, as Guerras Zulus, e a rejeição de imperialismo Ocidental.

Algumas das publicações incluídas na base de dados são: East African Standard, Mombasa Times & Uganda Argus (Quênia), Leselinyana la Lesutho (Lesoto), Central African Times (Maláui), Beira Post (Moçambique), Lagos Standard (Nigéria), Cape Times (África do Sul), Mafeking Mail e Protectorate Guardian (África do Sul), Sierra Leone Weekly News (Serra Leone), Uganda Herald (Uganda), Buluwayo Chronicle (Zimbábueentre outras.

 

Jornais Latino Americanos 1 (1805-1922)

  Esta inovadora coleção online oferece o conteúdo de mais de 40 jornais latino-americanos publicados nos séculos XIX e XX de forma inteiramente pesquisável. Com publicações de países como Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, México, Peru, Venezuela, entre outros, a coleção Jornais latino-americanos apresenta uma cobertura inédita sobre pessoas, fatos e eventos, que marcaram esta região entre 1805 e 1922.

 

Jornais Latino Americanos 2 (1822-1922)

Essa segunda série de Latin American Newspapers (Jornais Latino-Americanos) digitalizada aumenta drasticamente o número de títulos disponíveis para pesquisa provenientes dessa região. Oferecendo edições de mais de 250 títulos adicionais, essa série online inclui jornais publicados em inglês, espanhol e português de 20 países, incluindo alguns países e cidades não representados na coleção inaugural de Latin American Newspapers. Juntas, ambas as séries de Latin American Newspapers oferecem uma cobertura sem precedentes sobre os povos, as questões e os eventos que deram forma a essa importante região durante o século XIX e início do século XX.

 

 

Jornais do Caribe (1718-1876)

Jornais do Caribe é a maior coleção de jornais dos séculos XVIII e XIX publicados nessa região. A base oferece uma fonte de pesquisa primária para alunos/docentes interessados no desenvolvimento da sociedade Ocidental e também relações internacionais importantes entre esse grupo de ilhas. Essa recurso único ofere uma oportunidade de pesquisa da história colonial, o tráfico de escravos no Atlântico, comércio internacional, escravidão no mundo novo, relações de escravidão dos EUA com a região, e muito mais.

 

Relatórios do FBIS (Foreign Broadcast Information Service) – 1974-1996 – Base de suporte para cursos de ciência política, relações internacionais, história e muitos outros

Os Relatórios Diários do Foreign Broadcast Information Service (FBIS) têm sido o principal registro histórico e político de inteligência de fonte aberta dos Estados Unidos há praticamente 70 anos. A missão original do FBIS era monitorar, gravar, transcrever e traduzir divulgações de rádio interceptadas de governos estrangeiros, de serviços de notícias oficiais e transmissões clandestinas de territórios ocupados. Muitosdesses materiais são relatórios de primeira mão de eventos, conforme ocorreram. Como tal, os Relatórios Diários do FBIS constituem um arquivo único de transcrições de transmissões e notícias estrangeiras que fornecem uma visão fascinante da segunda metade do século XX.

 

Conjunto de Séries do Congresso dos EUA (1817-1994)

A série única mais importante das publicações do governo americano, o Conjunto de Série do Congresso dos EUA é um acervo amplamente inexplorado de material de fonte primária sobre pessoas, problemas e eventos da história e da política americana. A edição digital da Readex deste tesouro nacional, os Relatórios, Documentos e Diários do Senado dos EUA e da Câmara dos Representantes, é a replica mais completa. Apresenta todas as publicações desde o 15o Congresso até o 103º Congresso, incluindo itens faltantes em outras edições, o Conjunto de Séries do Congresso dos EUA da Readex de 1817-1994 contém mais de 415 mil documentos individuais em mais de 14 mil volumes.