Divulgando nota do Reitor sobre cortes orçamentários e suas consequências

26/02/2015 11:23

NOTA OFICIAL
Nota à comunidade acadêmica sobre volta às aulas e serviços terceirizados
ASSESSORIA DE IMPRENSA - GABINETE DO REITOR
assessoria@reitoria.ufrj.br

 

Aos alunos, professores e servidores técnico-administrativos:

A UFRJ tem enfrentando uma série de dificuldades neste início de ano, para honrar compromissos financeiros, em especial os relativos a serviços terceirizados. Em virtude da não aprovação do orçamento da União para 2015, a universidade tem recebido recursos do Governo Federal em parcelas mensais, correspondentes a apenas 1/18 do orçamento proposto para este ano. No ano passado, deixaram de ser repassados à UFRJ quase R$60 milhões, cerca de 20% de nosso orçamento. Assim, a Reitoria tem mantido contato permanente com o Ministério da Educação, para garantir a liberação de recursos necessários à nossa universidade. 

Os serviços terceirizados correspondem, hoje, a praticamente metade de nosso orçamento anual de custeio (despesas correntes) e, portanto, qualquer alteração nos repasses às empresas tem impacto imediato e direto sobre a rotina da universidade. Nos últimos dias, parte dos serviços de limpeza foi interrompida e, mesmo após a liberação de recursos pelo MEC, os trabalhos estão sendo retomados gradativamente. 

Para garantir o retorno adequado às aulas, após consulta à área acadêmica, nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, decidimos por adiar o retorno das aulas para o dia 9 de março. A medida foi tomada para garantir a normalização dos serviços de limpeza na universidade e não oferecerá prejuízos ao calendário acadêmico deste ano. 

A Reitoria tem envidado esforços para assegurar que este início de ano seja o mais tranquilo possível, e que nossas atividades acadêmicas se desenvolvam em sua plena normalidade na graduação, na pós, nas atividades de extensão e de serviços à sociedade, sem comprometer a sua qualidade e excelência.

Carlos Levi
Reitor da UFRJ